Health, Vaping

Vapes que foram retirados de empresas e escolas em New South Wales continham substâncias tóxicas.

Após um estudo financiado pelo governo que mostrou produtos químicos prejudiciais em um grande número de vapes obtidos em lojas e escolas, incluindo um que também está presente em anticongelantes, o chefe do departamento de saúde de New South Wales emitiu um alerta, afirmando que não existe algo como um vape seguro.

O governo estadual lançou uma operação rigorosa de 6,8 milhões de dólares para combater a venda de vapes ilegais, juntamente com o apoio aos adolescentes viciados, além do sombrio aviso.

O estudo, que analisou 428 vapes retirados de lojas e 322 entregues por crianças em escolas de Sydney, foi realizado pela Universidade de Wollongong em nome do NSW Health.

Embora a nicotina estivesse presente em cerca de 98% dos dispositivos, ela não estava rotulada como ingrediente ativo na maioria deles.

Dos dispositivos, trinta continham pelo menos um produto químico prejudicial à saúde, incluindo substâncias ilícitas que a Therapeutic Goods Administration proibiu de serem usadas em vapes legais contendo nicotina, como o etilenoglicol, que também é encontrado em condicionadores de ar, na indústria de gás natural e em sistemas de desgelo de pistas de aeroportos.

De acordo com a pesquisa, os vapes não podem ser considerados seguros, porque simplesmente não se sabe o que eles contêm.

Isso é especialmente verdadeiro para as crianças, que estão sendo expostas a doses cada vez maiores de nicotina e, em alguns casos, a substâncias tóxicas conhecidas.

Desde 2020, o Centro de Informações sobre Envenenamento de NSW recebeu três vezes mais ligações sobre vaping. A estatística mais alarmante é que 71% dessas ligações diziam respeito a crianças com menos de quatro anos que haviam experimentado toxicidade por nicotina.

As empresas estão burlando essas leis ao rotular os cigarros eletrônicos como “livres de nicotina”, mesmo que eles contenham nicotina. É ilegal comprar e vender cigarros eletrônicos ou qualquer líquido de cigarro eletrônico que contenha nicotina sem receita médica.

As vendas no mercado negro estão aumentando.

Nos últimos três anos, a quantidade de vapes apreendidos em New South Wales aumentou 500%; no ano passado, o NSW Health apreendeu 182.000 vapes em todo o estado.

O governo estadual afirmou que há milhões adicionais incluídos no orçamento deste ano para resolver o problema.

O dinheiro adicional financiará uma nova plataforma digital e um módulo de aprendizado online para serviços juvenis, além de mais fiscalização. Além disso, serão financiadas melhorias no programa anti-tabagismo iCanQuit existente.

Se você estiver enfrentando algum dos desafios mencionados neste artigo, não hesite em entrar em contato conosco, e veremos o que podemos fazer para ajudar.

Contate-nos