Foi emitido um aviso severo, pois foram encontrados vapes misturados com Spice nas escolas do Reino Unido: “Vamos ver uma morte.”
Um especialista alertou que, como Spice foi adicionado aos vaporizadores, os jovens podem morrer durante as férias de verão.
O professor Chris Pudney, professor de bioquímica aplicada na Universidade de Bath, tem avaliado canetas de vape que estão sendo usadas por jovens em todo o país.
Ele declarou que agora é uma “luta” encontrar uma escola inglesa onde não estejam disponíveis vaporizadores contendo Spice, qualificando a prática como quase “endêmica” e enfatizando a necessidade de começarmos a “ser honestos sobre isso”.
O professor visitou algumas escolas onde os alunos relataram desmaios após usar vaporizadores, alguns deles com aparentes paradas cardíacas induzidas por Spice.
Outros diretores disseram que alguns alunos estavam “completamente fora de si” e que “crianças estavam vomitando sobre si mesmas na assembleia”.
Spice foi encontrado em vaporizadores apreendidos em 25 das 30 escolas na Inglaterra cujos dispositivos o professor Pudney analisou.
Desde a Páscoa deste ano, ele examinou 536 vaporizadores no total, e desses, 11% continham Spice e 1,5% continham THC.
“Acho que o que realmente nos chocou é que é um problema enorme nas escolas”, disse ele ao ITV News West Country.
Spice é uma droga que se encontra quase exclusivamente nas prisões do Reino Unido, onde está vinculada a mais da metade de todas as mortes não naturais. Portanto, nos surpreendeu muito saber que o Spice é tão comum, senão mais, nas nossas escolas.
Na minha opinião, seria difícil encontrar uma escola onde vaporizadores com Spice não estejam disponíveis. Com base em todas as nossas amostras, parece que todas as escolas, independentemente do contexto, são afetadas por isso.
É algo que afeta a todos, não apenas aqueles em uma determinada área ou em uma escola específica. Acontece com tanta frequência que já não me surpreende mais.
O professor Pudney expressou sua preocupação de que algumas crianças estão se tornando dependentes da substância ao ponto de alguém poder morrer durante as férias de verão, enquanto outras podem sofrer sintomas desagradáveis de abstinência ao não estarem na escola.
“Minha preocupação, à medida que nos aproximamos do verão, é que […] crianças que se tornaram viciadas em Spice, quando entrarem no verão, não estarão usando perto de seus amigos ou na escola, onde há ajuda disponível”, disse ele, considerando os possíveis efeitos que isso pode ter durante as férias de verão.
“Podem começar a usar em seus quartos ou sozinhas, e se desmaiarem no quarto sozinhas, simplesmente morrerão.
“Estou preocupado que haverá uma morte porque chegamos a um ponto em que a droga está tão disseminada e tem um risco tão alto.”
“Definitivamente há algumas crianças viciadas aqui, e não temos certeza de como reagirão se o fornecimento for cortado durante o verão.”
Ele alertou que, como o Spice é mais fácil de obter e muito mais barato do que outras drogas ilegais, está se tornando cada vez mais popular.
No Reino Unido, os educadores emitiram um aviso de que vaporizadores que contêm substâncias ilegais estão começando a se assemelhar a operações de tráfico de drogas ao estilo de “county lines”.
Os traficantes de drogas nas grandes cidades criam redes chamadas “county lines” para fornecer e vender drogas a usuários em cidades e áreas rurais, utilizando outras pessoas.
“Acho que provavelmente somos culpados de querer varrer isso para debaixo do tapete um pouco”, continuou o professor Pudney. As escolas não querem que seu uso de drogas seja percebido como um problema sério.
As pessoas com quem falei percebem que há um problema de drogas, mas realmente não querem falar sobre isso porque os conselhos não querem ser percebidos como tendo um problema.
“Devemos ser extremamente conscientes do risco que as crianças pequenas correm quando entram em contato com essas drogas realmente fortes, de quem as obtêm e se isso as coloca em companhia de pessoas que querem aliciá-las para se envolverem em tráfico de drogas mais sério, como as ‘county lines’. Esta droga se encontra principalmente nas prisões e está vinculada ao crime organizado.
Segundo o professor Pudney, é crucial que sejam feitos esforços para informar os alunos sobre os riscos envolvidos no uso do Spice e seus possíveis perigos.
Com base em sua investigação, a maioria dos vaporizadores que continham Spice eram dispositivos recarregáveis, e vaporizadores de marca única eram extremamente raros.
Ele acredita que as crianças estão conseguindo vaporizadores com Spice porque acreditam erroneamente que estão fumando THC, o componente da cannabis que dá aos usuários uma “alta”, e estão comprando os dispositivos como vaporizadores de “cannabis”.
No entanto, o THC tem um perfil de risco relativamente baixo e raramente causa mortes por overdose. No entanto, o Spice é extremamente potente e pode ter efeitos negativos sinistros.
“Se você suspeita que seus filhos estão vaporizando algo que lhes dá algum efeito, é muito improvável que seja THC ou cannabis, que é uma droga de risco muito baixo”, afirmou ele, dirigindo-se aos pais.
O Spice é muito mais provável que seja o culpado. Você deve discutir abertamente os riscos com seu filho se observá-lo agindo de maneira suspeita.
Em alguns segundos, o equipamento de teste do professor Pudney agora pode determinar se os vaporizadores contêm Spice ou THC.
Além de instar as agências policiais a utilizar o dispositivo para ajudar a rastrear o problema, ele tem levado os kits às escolas para que os diretores tenham uma ideia da situação.
“Durante o verão, estamos tentando tirar o máximo possível desses do laboratório para apoiá-los antes do início do novo ano letivo”, acrescentou. “Estamos tentando doar esses kits para o maior número possível de forças policiais para apoiar suas atividades.”
Uma das agências que está testando a implementação do novo equipamento do professor Pudney é a polícia de Devon e Cornwall.
“Recebemos relatos em nossa área de saúde pública e escolas sobre jovens que estão sendo afetados negativamente pelo vape”, disse a inspetora Sarah Ronayne, inspetora de parcerias de Plymouth, ao ITV News.
“Os vaporizadores podem incluir THC ou Spice, o que pode ter efeitos prejudiciais à saúde quando fumados.
É muito cedo para dizer quão disseminado isso está neste momento. Temos interagido com todas as escolas secundárias da cidade em um esforço para informar nossos jovens sobre os riscos envolvidos no vape.
“Com o equipamento do professor Pudney, agora poderemos fazer testes e, com sorte, obter uma imagem mais precisa dos efeitos e impactos.”
“Estamos proibindo que os vaporizadores sejam marcados e anunciados para atrair crianças, incluindo a restrição de sua embalagem, sabores e exibição”, declarou um porta-voz do governo.
“Além disso, o governo estabeleceu um esquadrão de fiscalização para vaporizadores ilegais no ano passado para apontar vendedores sem escrúpulos e realizar testes de produtos.”