Jennie do Blackpink ‘lamenta’ ter vaporizado em ambientes fechados
A estrela do Blackpink, Jennie, pediu desculpas depois que um vídeo surgiu na Coreia do Sul mostrando-a vaporizando em ambientes fechados, causando uma grande indignação.
A cantora de K-pop soltou uma nuvem de fumaça que foi parar no rosto de sua maquiadora, atraindo uma enxurrada de críticas. Um comentário comum no YouTube pergunta: “Você precisa ser educada sobre todas as normas básicas de cortesia?”
A “todos que se sentiram incomodados com as ações de Jennie”, assim como a seus fãs “decepcionados”, sua gravadora, OA Entertainment, estendeu um pedido de desculpas. Segundo a gravadora, a estrela também expressou arrependimento a qualquer funcionário “que possa ter sido afetado”.
“Jennie reconhece e lamenta profundamente seu erro de vaporizar em ambientes fechados e causar inconveniência à equipe”, diz o comunicado.
Celebridades na Coreia do Sul estão acostumadas a um escrutínio rigoroso. Elas devem aderir a padrões morais e comportamentais estritos na nação, e qualquer transgressão é levada a sério.
A cena, que desde então foi removida, fazia parte de um vídeo que o canal oficial do YouTube de Jennie carregou. Espalhou-se rapidamente entre os mais de 10 milhões de assinantes e além.
Não é uma questão de fumar. Soprar fumaça no rosto dos funcionários em ambientes fechados é simplesmente falta de educação, de acordo com um comentário popular no YouTube em um canal de notícias. Outro diz: “Você não sopra na cara dos seus amigos; até os fumantes sabem disso. Você só age dessa forma quando realmente não tem respeito pelos outros ao seu redor.”
Na Coreia do Sul, é ilegal fumar ou vaporizar em ambientes fechados e isso acarreta uma multa de até ₩100.000 ($72; £56).
Mas, neste caso, é possível que Jennie—seu nome completo é Jennie Kim—não estivesse vaporizando na Coreia do Sul. Segundo alguns relatos, o vídeo foi filmado na Itália, onde é ilegal vaporizar em áreas públicas fechadas. No entanto, a agência de Jennie não esclareceu onde ela estava no momento.
No entanto, um sul-coreano vingativo solicitou que o ministério das relações exteriores de Seul e a embaixada de seu país na Itália realizem uma investigação.
Jennie não é a única figura conhecida da Coreia do Sul a enfrentar críticas por fumar.
Quando foram descobertos fumando em ambientes fechados, Doh Kyung-soo, o vocalista principal da famosa boy band de K-pop EXO, e Haechan, o cantor da banda NCT, receberam muitas críticas. Eles receberam uma multa e emitiram um pedido de desculpas público.
Os fãs internacionais de Jennie foram mais compreensivos: “Por favor, não ouça ninguém.” Em sua imagem mais recente no Instagram, há um comentário principal que diz: “Você é uma rainha e te apoiaremos para sempre.” “Você ainda é amada por mim. Aprendemos com nossos erros”, comentou outro fã.
O maior grupo feminino de K-pop do mundo, Blackpink, foi fundado em 2016. Cada uma das quatro integrantes—Jisoo, Lisa, Jennie e Rosé—alcançou um status de celebridade independente.