Health, Vaping

As crianças descreveram o vaping como sentir que estavam inalando fogo.

Melancia, cerejas, mirtilos, sorvete e biscoitos. Os alunos da sala de aula à minha frente, que têm entre 10 e 11 anos, estão realmente listando os sabores de vapes com os quais estão familiarizados, embora pareçam deliciosos lanches após a escola. As crianças estão cercadas por pastas coloridas e exibições nas paredes, então estão cientes do aumento do uso de vapes. Aproximadamente metade deles levanta a mão para indicar que lhes foi oferecida uma tentativa quando pergunto.

Evie, vestindo um elegante suéter escolar azul real, diz que lhe ofereceram um vaporizador há alguns dias, mas ela recusou. O motivo? Quando tinha oito anos, alguns anos antes, havia experimentado um e não gostou. Um amigo me forçou a experimentar. Realmente não era do meu gosto. Ela descreveu o sabor como semelhante a inalar fogo.

Segundo outra menina, um garoto anônimo de 14 anos me deu uma caneta vape quando eu tinha dez anos. Ele se aproximou de mim e perguntou: “Você gostaria de experimentar isso?” Ele respondeu, “Algo que vai te fazer sentir bem”, quando perguntei o que era.

Lucas, que se levantou para ouvir o que as pessoas estavam dizendo, disse que não foi persuadido, mas que outras crianças foram encorajadas a experimentá-los porque acreditavam que eram mais seguros devido às embalagens coloridas e aos sabores frutados.

Uma em cada cinco crianças entre 11 e 17 anos já experimentou vaping, segundo uma pesquisa da organização de caridade Action on Smoking and Health (ASH). Isso, segundo eles, representa um aumento de 50% em apenas dois anos.

Embora se acredite que o vaping seja menos perigoso do que fumar, os médicos alertam que o vaping pode prejudicar os pulmões, o coração e o cérebro dos jovens ao longo do tempo. Os vapes incluem substâncias como nicotina.

No início deste ano, foram anunciadas novas regulamentações que proibiriam completamente os vapes descartáveis e imporiam um novo imposto sobre o vaping. No entanto, essas leis não foram aprovadas antes da dissolução do Parlamento. Os limites ao vaping são mencionados particularmente nos manifestos de vários partidos políticos que concorrem às eleições gerais, e os defensores esperam que essas leis sejam aprovadas.

A instrutora da classe com a qual estamos interagindo na Escola Primária Reevy Hill em Bradford é Eve Pinder. Ela pede um “esforço maior” para abordar o problema do vaping mais cedo no currículo nacional, chamando as experiências das crianças à sua frente de “tristes”.

Não podemos proteger as crianças da sua evidente vulnerabilidade a esta idade, mas podemos ajudá-las a tomar melhores decisões se as educarmos. Para informar os alunos sobre os riscos associados ao vaping, a escola contratou a organização de caridade Step 2 para realizar um workshop dentro da sala de aula. Os seminários de dissuasão foram introduzidos nas escolas primárias da cidade em um esforço para conter o crescente número de crianças mais novas que estão adquirindo o hábito.

O trabalhador juvenil da organização de caridade de saúde, Andy Gibbs, explica que as aulas começaram como um meio de “plantar a semente” da conscientização nas crianças mais novas. Ele afirma que o vaping pode se tornar “normalizado e aceito” quando as crianças entrarem no ensino secundário.

Nosso foco inicial estava nas escolas secundárias, mas depois de perceber que os adolescentes são mais propensos a começar a usar vapes no sétimo e oitavo ano, decidimos nos concentrar nos anos cinco e seis para difundir a conscientização, desmascarar alguns mal-entendidos e encorajar a conversa entre os jovens sobre o problema.

Muitas das crianças mais velhas provavelmente já estarão usando vapes, e as crianças mais novas provavelmente aceitarão isso. Realmente, trata-se de resistir à pressão dos colegas.

Em seus manifestos para as eleições gerais, os três principais partidos políticos listaram os danos causados pelo tabagismo e vaping como um dos seus objetivos de saúde. No primeiro Discurso do Rei, os conservadores prometeram introduzir o Projeto de Lei do Tabaco e Vapes. O Partido Trabalhista prometeu proibir a marca e a publicidade dos vapes de uma forma que atraia menores. Reduzir o apelo do vaping para menores é outro objetivo principal da política de saúde dos democratas liberais.

Para Evie, tudo é simples. Ela me diz que hoje aprendi que os vapes contêm metais nocivos que podem prejudicar os seus pulmões. Ela afirma observar crianças usando vapes no caminho de ida e volta da escola, às vezes junto com crianças mais velhas. Muitas crianças pequenas que conheço estão tentando usar vapes, e isso está prejudicando-as. Acho repugnante que as crianças achem isso atraente.

Se algum dos problemas discutidos neste artigo está causando problemas para você, não hesite em entrar em contato conosco e tentaremos ajudá-lo da melhor forma possível.

Contate-nos