Vendedores do TikTok vendem vaporizadores para menores sob o falso pretexto de serem brilho labial e doces, enquanto enganam os pais com palavras-código.
De acordo com um estudo, as crianças estão sendo livremente expostas a produtos de vaping no TikTok com códigos secretos destinados a enganar os pais, sob a aparência de brilhantes brilhos labiais e doces.
Os pesquisadores analisaram centenas de publicações no aplicativo de compartilhamento de vídeos chinês para encontrar hashtags que indicavam a venda de cigarros eletrônicos viciantes e possivelmente prejudiciais.
Embora o vídeo pareça estar promovendo produtos voltados para crianças, o texto na tela alerta crianças astutas sobre a possibilidade de que qualquer pacote que recebam possa conter vapes.
O estudo descobriu que hashtags populares como #puffbars, #geekbar e #elfbar, todas marcas de cigarros eletrônicos descartáveis, estavam associadas à revista Nicotine and Tobacco Research.
Termos codificados como #puffbundles, #discreetshipping e #hiddennic implicam que os vendedores estão oferecendo vapes disfarçados com os produtos exibidos.
Segundo os pesquisadores, a hashtag #noID denota que o vendedor não exigiria identificação para uma venda, enquanto as palavras “ALL FAKE” são usadas nas legendas para enganar os algoritmos do TikTok que detectam comportamentos ilegais.
No estudo, quase metade das contas que vendiam vapes se identificavam como “pequenas empresas”.
Descobriu-se que os dispositivos de vaping estavam escondidos em elásticos de cabelo ou bolsas com zíper contendo objetos inofensivos.
“Os pais devem estar cientes de que as crianças podem estar recebendo produtos de cigarros eletrônicos pelo correio”, declarou a professora Page Dobbs da Universidade de Arkansas.
Essas chamadas pequenas empresas estão promovendo que não exigem identificação, o que é direcionado aos jovens.
Verifique dentro da embalagem ou do elástico com zíper se seu filho receber um pacote de doces ou cosméticos pelo correio.
“Os legisladores e as agências de fiscalização também devem estar cientes de que as pessoas estão evitando as leis de tabaco em vários países enviando esses produtos internacionalmente.”
No total, os pesquisadores descobriram que 45% dos vídeos apresentavam produtos de cannabis e 50,4% dos vídeos promoviam marcas de vaping bem conhecidas.
Os vídeos atraíam os clientes para outras redes sociais, geralmente Instagram, onde eram instruídos a usar o Telegram e outros aplicativos de mensagens anônimas para fazer a compra real dos produtos de nicotina.
Quase metade (45,2%) das publicações indicou que a verificação de idade não era necessária. Não houve nenhum vídeo que dissesse que os compradores precisavam mostrar identificação para fazer uma compra.
O Departamento de Saúde relata que, embora o vaping seja permitido para menores de 18 anos, o número de menores que usam dispositivos triplicou nos últimos três anos. Surpreendentemente, 1 em cada 5 crianças já experimentou vaping.
Embora o vaping tenha sido associado a asma, falência de órgãos e cicatrização pulmonar, seus efeitos a longo prazo são desconhecidos.
Além de serem extremamente viciantes, os dispositivos de baixa qualidade operados por bateria são conhecidos por explodirem nas mãos dos usuários.
O crescimento da popularidade dos vapes descartáveis está especialmente associado a crianças. 69% dos vapers entre 11 e 17 anos os usam porque são acessíveis e fáceis de usar.
Por outro lado, 63% das crianças entre 13 e 17 anos usam o TikTok, uma plataforma onde os usuários podem enviar breves trechos de vídeo de contas anônimas e não verificadas.
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