Health, Vaping

A Irlanda do Norte em breve será incluída na proibição de fumar do Reino Unido.

O objetivo do Projeto de Lei sobre Tabaco e Vapes é gradualmente parar de vender cigarros. Após uma pessoa atingir a idade de 18 anos, seria ilegal vender produtos de tabaco a qualquer pessoa nascida em ou após 1º de janeiro de 2009. Além disso, daria às autoridades a capacidade de lidar com o vaping juvenil. A estratégia do governo do Reino Unido de “geração sem fumo” inclui este projeto de lei. Para tornar a medida aplicável à Irlanda do Norte, a Assembleia da Irlanda do Norte apoiou uma moção de consentimento legislativo (LCM) na terça-feira.

O objetivo da medida, segundo o Ministro da Saúde da Irlanda do Norte, Robin Swann, é evitar que as pessoas comecem a fumar, prevenindo assim uma vida de dependência. Ele rejeitou os argumentos de que o projeto de lei privaria as pessoas da “liberdade de escolha” e equivaleria a um “estado babá”. Infelizmente, fumar não é realmente uma questão de escolha pessoal. Segundo ele, decorre de um vício em nicotina que geralmente começa na infância e é notoriamente difícil de largar.

Cada dólar gasto no tratamento de doenças causadas pelo uso do tabaco é evitável. A dura verdade é que nossos hospitais poderiam estar fazendo um uso melhor desse dinheiro para aliviar outras pressões. Na Irlanda do Norte, as doenças relacionadas ao tabagismo causam a morte de quase 2.000 pessoas anualmente. Segundo o Departamento de Saúde, tratar essas doenças custa mais de £200 milhões ao NHS da Irlanda do Norte.

Ele declarou que o projeto de lei contém a autoridade para criar regulamentações, o que permitirá futuras limitações nos sabores, embalagens e exibições nos pontos de venda dos vapes. A lei está avançando no Parlamento, apesar das objeções de vários membros proeminentes do Partido Conservador.

O Partido Unionista Democrático (DUP) declarou que se esforçará para melhorar a legislação enquanto vota contra o projeto de lei na Câmara dos Comuns. Diane Dodds, membro da assembleia do DUP, declarou que era “importante que façamos parte da legislação a nível do Reino Unido”. Continuou dizendo que a lei “como redigida apresenta desafios significativos” e que os membros do seu partido “trabalharão para tentar usar a sua influência”.

A Sra. Dodds também questionou se as regulamentações comerciais da UE do quadro de Windsor pós-Brexit teriam um impacto na medida. Jim Allister, líder do Traditional Unionist Voice (TUV), informou aos membros da Assembleia que as regulamentações da UE impediram que a Dinamarca e a República da Irlanda aprovassem uma legislação semelhante. Em vez disso, o governo irlandês pretende proibir a venda de produtos de tabaco a qualquer pessoa com menos de 21 anos.

“Aqui estão dois estados membros da UE, e estamos na mesma situação, que disseram que não podemos fazer isso”, questionou o Sr. Allister. O ministro não acha isso preocupante?

O Sr. Swann disse que “isso me preocupa”, mas também declarou que “o governo do Reino Unido nos assegurou que não existem tais barreiras”. O ministro do Partido Unionista do Ulster (UUP) declarou que, até agora, não há obstáculos do quadro de Windsor que impeçam as disposições descritas neste projeto de lei de serem aplicadas na Irlanda do Norte.

Contate-nos