Vaping

Políticos em Guernsey sugerem regulamentações mais rigorosas sobre vaping para proteger os menores.

Sob planos para endurecer as regulamentações em torno do tabagismo e dos cigarros eletrônicos, Guernsey pode proibir a venda de vaporizadores para menores de dezoito anos.

Atualmente, não há limites sobre quem pode comprá-los na ilha, ao contrário do Reino Unido, então cabe aos vendedores individuais tomar essa decisão.

O Comitê de Saúde e Assistência Social de Guernsey está advogando por uma mudança nessa situação, sugerindo que as compras de vaporizadores para adultos sejam limitadas e que os vaporizadores descartáveis sejam completamente proibidos.

Além disso, devido ao fato de que a fumaça passiva representa riscos à saúde das crianças, eles querem que seja ilegal fumar em carros com crianças dentro. Isso segue rumores de que nas Ilhas do Canal crianças de apenas onze anos estão usando cigarros eletrônicos.

O percentual de estudantes do ensino médio que vaporizam regularmente aumentou de 2% em 2019 para 10% em 2022 em Guernsey.

O Presidente do Comitê, Deputado Al Brouard, declara: “O Comitê adotou uma postura prática ao recomendar ações regulatórias para reduzir a disponibilidade e visibilidade dos vaporizadores, em resposta às preocupações da comunidade sobre o uso juvenil”.

A Diretora de Saúde Pública, Dra. Nicola Brink, reconhece que os vaporizadores podem ser úteis para parar de fumar para certas pessoas, mas ela está alarmada com o fato de que muitos desses produtos parecem estar direcionados aos jovens em termos de sabor e embalagem.

Com relação aos efeitos da fumaça passiva, Dra. Brink continua, a Pesquisa sobre Crianças e Jovens revelou que 6% das crianças na escola primária (anos 6) e 9% dos jovens na escola secundária (anos 8 e 10) disseram ter testemunhado alguém fumando em um carro enquanto estavam dentro. Isso demonstra por que as mudanças são necessárias.

Contate-nos