A Espanha está alertando os viajantes de que uma nova proibição rigorosa de fumar e vapar pode ser implementada.
Num esforço para melhorar a saúde pública, a Espanha está se preparando para declarar uma repressão ao tabagismo e ao vaping.
Fontes locais afirmam que o governo espanhol está prestes a implementar uma iniciativa antitabaco que pode incluir embalagens de cigarros sem decoração e uma proibição de sabores de vape. A nação europeia lançou uma consulta pública para avançar com as rigorosas novas regulamentações na tentativa de evitar que as pessoas fiquem doentes e possivelmente morram. A ideia foi aprovada na segunda-feira pelo Ministério da Saúde e pelas 17 regiões da Espanha, segundo o Olive Press. De acordo com os planos atuais, a Espanha proibirá os sabores de vape e introduzirá embalagens neutras para cigarros, assim como o Reino Unido.
As mudanças em áreas onde é proibido fumar também farão parte do plano 2024-2027, embora não esteja claro se isso incluiria terraços de hospitalidade. Como relatado anteriormente, fumar é proibido em terraços, praias e em carros quando crianças ou mulheres grávidas estão presentes.
A proibição de fumar em bares foi inicialmente implementada pelo governo espanhol em 2005 na tentativa de reduzir as taxas alarmantemente altas de tabagismo no país. O governo deu um passo adiante em 2011 e proibiu fumar em qualquer área fechada. Na tentativa de reduzir os 118 milhões de pontas de cigarro que são jogadas anualmente, as Ilhas Baleares proibiram fumar em 28 praias. Os visitantes que violarem a proibição enfrentam uma multa de €2.000.