A pesquisa indica que os anúncios em redes sociais têm um efeito sobre os comportamentos de vaping dos jovens.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de York descobriu que a prevalência do vaping entre os jovens está sendo impulsionada pela visualização de anúncios de cigarros eletrônicos e material nas redes sociais, frequentemente apoiados por celebridades e influenciadores das redes sociais.
Após revisar onze estudos de pesquisa que examinaram plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e YouTube, os pesquisadores descobriram evidências de que a implementação de estratégias comuns de marca de cigarros eletrônicos aumentou o número de usuários e as intenções dos jovens de usar os produtos.
Além disso, eles descobriram que aumentaram a quantidade total de vaping e o número de jovens que começaram a vapear.
Endosso
Um foco nos sabores e níveis de nicotina dos líquidos de vaping, assim como seu apelo, foi observado como um desses métodos de marketing, junto com o patrocínio de celebridades e influenciadores das redes sociais.
Luana Chacon Santos, autora principal do estudo do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de York, afirmou: “Está se tornando evidente que a normalização dos cigarros eletrônicos entre os jovens poderia levar a repetir o padrão prejudicial que vimos na antiga indústria do tabaco”. Regulamentações mais rígidas são urgentemente necessárias para abordar esse problema, pois as redes sociais se tornaram um mercado significativo para a venda de cigarros eletrônicos.
Danos pulmonares
Os pesquisadores examinaram literatura que examinava o impacto do marketing de cigarros eletrônicos em pessoas com mais de dez anos de países de língua inglesa nas redes sociais.
A maioria das pesquisas incluídas no estudo foi realizada nos Estados Unidos, onde houve um aumento nos estudos sobre vaping. Essa tendência pode estar relacionada a uma epidemia de hospitalizações e mortes por lesões pulmonares relacionadas ao vaping em 2019, que está ligada ao uso de cigarros eletrônicos.
É comum que várias sub-histórias surjam de uma revisão de escopo, de acordo com a Dra. Su Golder, professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de York. No entanto, foi notável que cada estudo que examinamos encontrou a mesma coisa. Os jovens são impactados por esse tipo de publicidade e, como resultado, são mais propensos a experimentar, começar ou até mesmo a adotar o vaping. Embora fosse fácil argumentar que mais pesquisas são necessárias, as evidências disponíveis atualmente indicam que ações devem ser tomadas o mais rápido possível.
Crianças
O governo do Reino Unido recentemente anunciou que implementará regulamentações para proibir vaporizadores descartáveis e os métodos pelos quais são vendidos para crianças em estabelecimentos comerciais. No entanto, eles não incluem campanhas de mídia social direcionadas a eles.
Luana Santos continuou: Restringir a presença online desses produtos nas redes sociais deve fazer parte de qualquer esforço para reduzir o acesso dos menores.
Se os problemas descritos neste artigo estão afetando você, não hesite em entrar em contato conosco e faremos o possível para ajudá-lo com sua situação.