Mais de 10.000 kg de lítio de baterias descartáveis de vape acabam em aterros sanitários.
De acordo com um estudo, a quantidade anual de lítio que acaba em aterros devido à eliminação de canetas vape descartáveis é superior a 10.000 kg. De acordo com pesquisadores da University College London, solventes orgânicos, níquel e cobalto estavam infiltrando-se nos rios circundantes a partir dos resíduos das baterias desses dispositivos. Desde 2021, os vaporizadores descartáveis tornaram-se incrivelmente populares no Reino Unido; mas no próximo ano, os ministros realizarão consultas para decidir se proibirão completamente esses dispositivos.
De acordo com a UCL, quase 1,3 milhão de vaporizadores descartáveis são jogados fora a cada semana. Usando os mesmos métodos da pesquisa de baterias de carros elétricos, os pesquisadores extraíram as baterias das canetas vape descartáveis e as avaliaram. Em seguida, eles usaram microscópios para estudar as baterias e um raio-X para mapear sua composição interna.
Segundo a equipe da UCL, a bateria de íons de lítio pode ser carregada e descarregada até 450 vezes. O autor sênior do estudo, o Professor Paul Shearing das Universidades de Oxford e UCL em Engenharia Química, afirmou: “Ficamos surpresos com os resultados, que indicaram a possível vida útil dessas baterias. Você pode observar que tem mais de 90% de retenção de capacidade por mais de 700 ciclos se usar uma taxa de carga e descarga baixa. Na verdade, essa bateria é bastante boa. E elas estão sendo simplesmente jogadas fora. Na beira da estrada, estão sendo jogadas.
O público, pelo menos, deve ser informado sobre os tipos de baterias usadas nesses dispositivos e como descartá-los corretamente. Os fabricantes devem incentivar a reciclagem e reutilização das baterias de cigarros eletrônicos e mudar seus produtos para baterias recarregáveis por padrão. Os vaporizadores de uso único têm sido incrivelmente populares nos últimos anos. Nossa pesquisa demonstrou que as baterias de íons de lítio incluídas podem ser carregadas e descarregadas mais de 450 vezes, mesmo que sejam comercializadas como descartáveis. Este artigo chama a atenção para o enorme desperdício de recursos finitos que os vaporizadores descartáveis criam.
Se você estiver enfrentando algum dos problemas mencionados neste artigo, não hesite em nos contatar e tentaremos ajudar da melhor forma possível.