Câncer de pulmão causado pelo uso de cigarro eletrônico: O que você precisa saber
A nicotina entra nos seus pulmões e na corrente sanguínea por meio dos cigarros eletrônicos, ou e-cigarettes. Eles conseguem fazer isso sem o alcatrão e a fumaça de um cigarro comum. No entanto, ao vaporizar, outras substâncias perigosas podem entrar no seu corpo. Isso é especialmente verdadeiro se você fumar cigarros com sabores.
Os cigarros eletrônicos, frequentemente conhecidos como vapes, utilizam baterias para aquecer substâncias como nicotina, flavorizantes e outros ingredientes. Eles os transformam em um vapor que você pode inalar. Esse vapor contém muitos produtos químicos que podem levar ao câncer. Isso inclui formaldeído, metais tóxicos e outras substâncias que podem se alojar nas cavidades mais profundas dos seus pulmões.
Pode ser difícil determinar quanto dessas substâncias são inaladas ao vaporizar. Os níveis de e-cigarettes costumam ser menores do que os dos cigarros tradicionais. No entanto, de acordo com algumas pesquisas, os e-cigarettes de alta voltagem têm mais formaldeído e outros agentes cancerígenos do que os e-cigarettes regulares.
Pulmão de espaguete
Diacetil, um composto químico com sabor de manteiga, é um ingrediente presente em diversos flavorizantes de e-cigarettes. Ele foi associado à grave condição pulmonar chamada bronquiolite obliterante, também conhecida como “pulmão de pipoca”.
A doença recebeu esse nome devido aos trabalhadores da indústria de pipoca de micro-ondas que apresentaram graves problemas pulmonares após inalar diacetil, que era utilizado para dar sabor a laticínios, caramelo e pipoca. A forma como o composto químico é inalado ao utilizar e-cigarettes é bastante similar à forma como os funcionários das fábricas de pipoca de micro-ondas o faziam.
Além disso, os e-cigarettes contêm toxinas como diacetil, formaldeído e acroleína, que podem irritar as vias aéreas dos seus pulmões. Isso pode causar problemas. Segundo estudos, flavorizantes como canela também podem causar inflamação nas células pulmonares. No entanto, são necessárias pesquisas adicionais para compreender completamente os efeitos na saúde a longo prazo do vaping.
A substância pode causar uma tosse seca persistente. Além disso, contribui para diversos problemas de saúde, como chiado no peito, dor de cabeça, febre e dores. Os vapores também podem irritar os olhos, pele, nariz e garganta.
O diacetil cicatriza os pequenos sacos de ar dos seus pulmões. Como resultado, as vias aéreas ficam congestionadas e estreitas.
Muitos fabricantes de pipoca removeram o diacetil de seus produtos após a descoberta da relação entre a substância e a doença pulmonar. No entanto, muitos sabores de e-cigarettes, como baunilha, bordo e coco, ainda o contêm. Também foi descoberto em muitos.